Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

PMV recorre da decisão que proíbe armas para agentes de trânsito

Publicada em 15/03/2019, às 19h15

Por Naira Scardua (nascardua@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Melissa Künsch


Guarda Municipal

Guarda Municipal

Agente da Guarda Municipal de Vitória durante ação: uso de arma é voluntário (Ampliar imagem)

A Prefeitura de Vitória vai entrar com recurso para reverter a liminar que proíbe a utilização de armas pelos agentes de trânsito da Guarda Municipal de Vitória. A Secretaria de Segurança Urbana (Semsu) entende que o armamento é necessário por ser uma ferramenta de defesa do agente.

“Os agentes de trânsito da Guarda Municipal de Vitória acabam ficando muito expostos durante as ocorrências. Alguns já precisaram inclusive desarmar pessoas durante o trabalho. E essa é uma reivindicação da própria categoria. A liminar é uma decisão provisória e nós vamos recorrer”, afirma o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

O secretário lembra ainda que, de acordo com o Decreto feito pela PMV  para permitir o armamento com a devida qualificação, é algo voluntário a cada agente. Só quem desejar vai ser treinado para a utilização de arma durante o trabalho. Calheira disse ainda que a grande maioria dos agentes deseja fazer a utilização de arma para ter mais segurança durante as ocorrências.

A Secretaria de Segurança Urbana vai interromper o curso de armamento que já havia começado. Os agentes de trânsito fizeram a parte teórica e a parte prática estava em fase de licitação. Enquanto a liminar não for revertida, o processo está suspenso. O processo estava na fase de licitação para a contratação do ensino da parte prática.

Cinquenta pistolas foram compradas pela Secretaria de Segurança de Vitória para a utilização dos agentes de trânsito. O valor gasto foi de R$ 176.785,44.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site