Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Ampliação das hortas comunitárias e alimentos orgânicos em debate na capital

Publicada em 14/06/2019, às 15h33

Por Eduardo Brinco (ebvieira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Seminário hortas comunitárias

Horta Paraíso recebeu oficina "Conhecendo uma Horta Urbana Comunitária em Vitória" (Ampliar imagem)

O auditório da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (Etsus-Vitória) recebeu, nesta quinta-feira (13), o IV Seminário Municipal Sobre Alimentos Orgânicos e Hortas Urbanas Comunitárias de Vitória.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), debateu a importância das hortas comunitárias e das plantações de orgânicos para a saúde da população da cidade e do campo.

Participaram do evento representantes do Ministério Publico do Espírito Santo (MPES), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e guardiões da Horta Paraíso e Quintal da cidade.

Oficina

Pela manhã, os inscritos participaram da oficina “Conhecendo uma Horta Urbana Comunitária em Vitória”, que foi realizada na Horta Paraíso, no Parque Manolo Cabral (Parque Chácara Paraíso).

"Em Vitória, nós temos seis hortas implantadas e temos como meta a ampliação do número desses espaços. Esperamos que a comunidade queira abraçar esse projeto junto conosco e tornar Vitória uma cidade mais saudável", apontou a médica homeopata e organizadora do evento, Henriqueta Tereza do Sacramento.

Divulgação Semus

Seminário hortas comunitárias

Participantes do seminário discutiram hortas urbanas e políticas públicas de cultivo orgânico na Etsus (Ampliar imagem)

Painéis

O evento também contou com os dois painéis: “Políticas Públicas e Pesquisas: Cultivo Orgânico x Uso de Agrotóxicos” e “Hortas Urbanas Comunitárias Enquanto Política Pública em Vitória: Avanços e Desafios”.

"Precisamos agora fortalecer os territórios de saúde para o empoderameto local e ampliação das hortas urbanas comunitárias e jardins terapêuticos no SUS no município", relatou Henriqueta.

Avaliação

"Foi maravilhoso o seminário e pretendo participar mais dos eventos na medida do possível", apontou Vanessa, guardiã da Horta Paraíso.

Roicles Coelho também destacou a importância do evento. "O critério na escolha dos palestrantes e dos temas apresentados no evento foram muito importantes e oportunos".

Matéria relacionada

Camburi terá ação de promoção das Práticas Integrativas e Complementares


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site