Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

BID: Vitória terá R$ 400 milhões para investimentos em todos os bairros

Publicada em 15/08/2019, às 18h20

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldi@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Baía de Vitória com a Enseada do Suá ao fundo

Recursos serão destinados a ações integradas que promovam melhorias urbanas, segurança cidadã e fortalecimento de gestão urbana (Ampliar imagem)

Carlos Antolini

Foto panorâmica mostrando detalhes da cidade de Vitória

Serão realizadas obras de requalificação urbana na orla noroeste, contemplando a Grande São Pedro (Ampliar imagem)

Vitória firmou financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a primeira etapa do Plano de Ação Vitória Sustentável (Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória), no valor de R$ 400 milhões, para investimentos em diversas áreas na capital. O contrato foi assinado pelo prefeito Luciano Rezende em Brasília (DF). 

Os recursos vão beneficiar os 80 bairros de Vitória e serão destinados para obras de infraestrutura e equipamentos urbanos, implantação de passeios contínuos com ciclovias, píeres, atracadores de barcos, deques, praças, paisagismo, arborização urbana, contenção de encostas, recuperação de áreas degradadas de manguezal e de nascentes, estudos para planos de manejos de unidades de conservação, reforma e construção de escolas, unidades de saúde, entre outras.

"Esse plano de investimento e modernização de Vitória foi desenvolvido através do estudo da situação fiscal da cidade. O banco escolheu poucas cidades, sendo aquelas que ele sabe que a gestão fiscal é de excelência, para que pudesse oferecer um plano de modernização, de macrodrenagem, segurança pública, saúde, educação, a nova orla da baía noroeste, que vai dar dignidade e vai igualar as duas orlas da cidade, beneficiando São Pedro, Santo Antônio e a orla interna da Grande Maruípe", comemorou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Ele completou: "É um programa de modernização de toda a infraestrutura da cidade, inclusive de equipamentos de cidade inteligente para que possamos nos próximos anos ter uma cidade ainda melhor. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que contribuíram com esse momento histórico, onde fomos selecionados entre pouquíssimas cidades da América Latina para receber esse programa de modernização".

Programa

O Programa de Requalificação Urbana e Segurança Cidadã de Vitória, que tem como principal objetivo contribuir para a redução da desigualdade urbana e socioeconômica, da vulnerabilidade e da degradação ambiental em Vitória, melhorando a qualidade de vida no município.

Serão realizadas obras de requalificação urbana na Orla Noroeste, desde São Pedro até Resistência, com a implantação de passeios contínuos com ciclovia, píeres, atracadouros de barcos, deques, praças, paisagismo e arborização urbana.

Ainda serão investidos recursos em meio ambiente para recuperação de áreas degradadas e de nascentes, contenção de encostas, estudos para Planos de Manejos de Unidades de Conservação, dentre outros, além de projetos de modernização da administração municipal, como a implantação do Centro de Cooperação da Cidade, que permitirá maior integração e dinamicidade na gestão da cidade.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site